“FAÍSCA DE PÓ” E “DEVANEIO” GANHAM ARRANJO PARA ORQUESTRA EM LIVRO DE RODRIGO GARCIA

By novembro 26, 2018blog, notícias | news
46482086_203574607221678_3525194747217969152_n
Duas das músicas de Isabella Bretz, Faísca de Pó e Devaneio, essa última escrita em parceria com Jackson Abacatu, ganharam um presente: foram incluídas no livro “Até a Arcada Final”, do maestro Rodrigo Garcia.
 
O maestro recorre à imagem de um prisma para justificar a seleção de canções e artistas presentes em “Até a Arcada Final…”, e-book que poderá ser baixado gratuitamente a partir de hoje no site arcadafinal.com.br, dedicado à música independente feita em Minas. “Seria difícil para qualquer pessoa sintetizar, historicamente, o cenário que está acontecendo, mas apresento uma fatia. Se a música independente mineira fosse um prisma, com todos aqueles rastros de cor, no e-book eu mostro o rastro que eu convivi de perto”, compara. 
 
Os textos que antecedem cada partitura confirmam essa relação mais íntima, relatando participação em gravações como arranjador ou instrumentista dos artistas. Entre eles estão nomes como Khadhu Capanema, seu companheiro na banda Cartoon, André Travessos e Isabella Bretz. “Assim é possível perceber o processo do fazer a música, sobre o que aconteceu para ela se tornar realidade, com as alegrias e frustrações que são inerentes”, registra. 
Arcada 1
     www.arcadafinal.com.br
Os artistas deram carta branca para Garcia. “Como já tinha feito arranjos para eles em outras ocasiões, meio que fecharam os olhos para o que estava fazendo”, confessa o maestro, ressaltando que algumas músicas deram maior trabalho do que outras. “O desafio era manter a expressividade, soando tão bonita como a original”. 
 
O mais interessante do e-book é apresentar arranjos para diferentes instru-mentações e formações, podendo serem usados em orquestras e escolas. O interesse de Garcia neste trabalho surgiu pela possibilidade de aplicação em projetos sociais. “Quando há uma orquestra jovem ou coisa do tipo, geralmente o material já está muito surrado ou ele não existia. Em outros casos, eles fazem um material a toque de caixa, com a mesma melodia para um monte de instrumento, o que pode ser ruim para o aprimoramento do músico”, explica.
Arcada 2
    www.arcadafinal.com.br
Conservação
O fato de ele disponibilizar apenas na internet tem relação com a questão da conservação do material. “Muitas vezes as escolas não têm lugar para guardá-los. Ter isso acessível na internet, de maneira fácil, no formato PDF, ajuda muito, pois basta imprimir a música e um abraço”, pondera.
 
“Até a Arcadia Final…” reúne cinco pequenos livros. O mais importante é a edição do maestro, com os arranjos completos para a execução em grupo. Os outros quatro trazem as partituras separadas para instrumentos como violinos, violas, cellos e baixos, todos cifrados para facilitar a adaptação didática. “Acredito que, se bem inspirado pelos professores, com acompanhamento e um cronograma de ensaio, eles serão capazes de tocar todas as músicas com êxito e aprender valiosas lições”, comenta o maestro, graduado em violoncelo, composição e regência pela escola de Música da UFMG.
Arcada 3
    www.arcadafinal.com.br
Fonte: https://www.hojeemdia.com.br/almanaque/m%C3%BAsica-independente-mineira-ganha-e-book-1.674353

Leave a Reply