Sonora

Isabella Bretz faz parte do time de compositoras à frente do SONORA – Ciclo Internacional de Compositoras.

O movimento surgiu a partir de uma hashtag criada pela cantautora belo-horizontina Deh Mussulini. Era uma forma de mostrar que as compositoras existem e que estão espalhadas por todo canto. No dia 1º de fevereiro deste ano o facebook se encheu de vídeos marcados com #mulherescriando. O movimento deu origem a um grupo de discussões e, posteriormente, a um festival: SONORA – Ciclo Internacional de Compositoras, que visa colocar em evidência a composição feminina.

O projeto busca romper com o círculo vicioso que coloca e reconhece a mulher apenas como intérprete (muitas vezes nem isso; basta observar que na história da música clássica só se ouve falar sobre homens, sendo que mulheres também compunham e ainda compõem). Busca-se estimular o fortalecimento no âmbito individual de cada compositora por meio da coletividade, num processo mútuo de criação e de divulgação de seus trabalhos através de shows totalmente autorais.

Todas as edições estão sendo produzidas por compositoras, de forma colaborativa e sem patrocínio. A falta de apoio financeiro não é um limite: em sua primeira edição já será realizado em 6 países e em mais de 20 cidades.

Isabella é a responsável pela produção do evento em Lisboa e Dublin.

Lisboa:

Local: Renovar a Mouraria

Dias 15 e 16 de julho a partir das 19h.

Dublin:

Local: Globe Bar (The Song Room)

Dia 20 de julho a partir de 20h.

Leave a Reply